Com o objetivo de aproximar a gestão dos servidores, promover a troca de experiências e conhecimento entre os setores e identificar oportunidades de melhoria para a otimização dos serviços internos, o presidente Daniel Brandão, realizou, na manhã desta segunda-feira (24), visita técnica aos setores e unidades do Tribunal de Contas do Estado (TCE-MA).
Durante a visita, o presidente do TCE esteve acompanhado pela conselheira corregedora Flávia Gonzales Leite, pelo ouvidor do Tribunal, conselheiro Caldas Furtado, pelo procurador de contas Jairo Cavalcanti Vieira e pelos conselheiros substitutos Osmário Freire Guimarães e Melquizedeque Nava Neto. Também integraram a comitiva o secretário geral do TCE, Marcelo Chaves, o secretário de gestão, Iuri Sousa, e a titular da unidade de gestão de pessoas (Ungep), Regivânia Batista.
A visita técnica pretende fortalecer o diálogo institucional entre a Presidência e os setores do Tribunal, identificar boas práticas, compreender desafios operacionais e propor melhorias que contribuam para a eficiência e o aprimoramento dos serviços prestados pelo órgão. As demandas e sugestões registradas durante a visita subsidiarão futuras ações para otimizar os processos internos e aprimorar a atuação da instituição.
Na avaliação da presidência, trata-se de um momento estratégico destinado a fortalecer a gestão participativa e garantir que as ações do Tribunal estejam alinhadas com as necessidades e expectativas dos servidores e da sociedade. O principal resultado esperado é a elaboração de um plano de melhoria baseado nas observações realizadas ao longo da visita. “O contato direto com as equipes é essencial para assegurar que a administração do Tribunal esteja sempre atenta às necessidades dos setores e comprometida com a modernização e eficiência institucional”, observou Daniel Brandão.
Para ele, a iniciativa reafirma o compromisso da gestão com a transparência, a inovação e a valorização dos servidores, pilares fundamentais para uma atuação mais eficaz e voltada ao interesse público. “Para nossa gestão, é essencial fortalecer o diálogo com nossos servidores, conhecendo mais de perto as boas práticas e identificar oportunidades de melhoria. Esse contato direto é fundamental para garantir uma gestão participativa, transparente e eficiente. Todas as demandas e sugestões colhidas aqui serão fundamentais para aprimorar ainda mais nossos serviços e modernizar a nossa atuação. Seguimos firmes no compromisso com a inovação, a valorização dos servidores e a prestação de um serviço de excelência à sociedade”, resumiu.
Da parte dos servidores e até mesmo dos funcionários terceirizados, a visita foi recebida como demonstração de apreço inédito, que sinaliza para uma nova fase de relacionamento com a cúpula do órgão, a partir da presidência. “Muito importante a presença da administração superior em cada unidade administrativa do TCE, demonstrando um espírito de engajamento tão necessário para o alcance das melhorias desejadas do clima organizacional, e consequentemente do desempenho profissional e institucional”, observou o auditor João da Silva Neto, titular da controladoria do órgão.
Para o secretário de Fiscalização Fábio Alex, cabe destacar o pioneirismo da iniciativa, que mostra um alinhamento da direção da casa com a necessidade de entender os processos produtivos e entregas à população. “No caso da Fiscalização, conhecer quem está na linha de frente dos processos de instrução, fiscalização e acompanhamento. Trata-se de sentir a temperatura, o clima organizacional, reforçando o compromisso tanto da direção quanto de corpo técnico em melhorar as entregas e fortalecer o Tribunal, buscando uma unidade de entendimento, harmonia e colaboração mútua”, afirmou.
Os setores visitados nesta segunda foram Unidade de Gestão de Pessoas (Ungep), Unidade de Infraestrutura (Unif), Coordenadoria de Gestão e Patrimônio (Copat), Coordenadoria Executiva de Sessões (Seses), Unidade de Controle Interno (Uncint), Unidade de Finanças (Unfin), Secretaria de Fiscalização (Sefis) Assessoria de Comunicação e Marketing (Ascom), Secretraria Geral (Seger), Secretaria de Gestão (Seges), Comissão de Licitação (Colic), Coordenadoria de Ações Gerenciais (Coing), Gabinete de Segurança Institucional (Gasip) e Assessoria de Cerimonial da Presidência (Ascer). A agenda de visitas prossegue nesta quinta-feira, envolvendo todas os gabinetes e unidade que desenvolvem suas atividades no prédio anexo do TCE.