O Comitê Técnico das Corregedorias, Ouvidorias e Controles Interno e Social do Instituto Rui Barbosa (IRB) realizou, no final do mês passado, sua primeira reunião estratégica de 2025. Com participação das três áreas temáticas, o evento reuniu 48 representantes de Tribunais de Contas de todo o país.
Presidida pelo Conselheiro Gilberto Jales (TCE/RN), a reunião foi marcada pela participação ativa dos representantes das cortes de contas, que apresentaram ideias e propostas, contribuindo para a construção de uma agenda produtiva e inovadora para o ano em curso.
Durante a reunião, foram anunciados os novos Grupos de Trabalho (GTs) do Comitê, formado por servidores de todos os TCs; as tratativas sobre o Encontro Nacional de Corregedorias, Controles Internos e Ouvidorias dos Tribunais de Contas (ENCCO 2025), que acontecerá em setembro, além da nova composição e estrutura dos GTs.
Outro tema tratado durante a reunião virtual foi o recente Encontro Técnico do Marco de Medição de Desempenho dos Tribunais de Contas (MMD-TC), ocorrido em João Pessoa/PB no início de março.
Durante a reunião, o Comitê ressaltou a necessidade de buscar o aprimoramento das boas práticas das três áreas temáticas, com a participação e integração dos membros dos GTs, de forma que todos possam cumprir os objetivos e prazos estipulados.
No decorrer da semana foi publicada a portaria do IRB com os nomes dos participantes dos GTs, que incluem quatro servidores da Ouvidoria, três servidores da Corregedoria e dois do Controle Interno do TCE-MA. A tarefa é dar continuidade aos trabalhos iniciados nos anos anteriores, visando fortalecer as ações do Comitê e buscar melhorias na atuação do controle externo.