Desde o início do mês, os usuários do Sistema Eletrônico de Informações (SEI) no âmbito do Tribunal de Contas do Estado (TCE-MA) contam com assistente de Inteligência Artificial (IA). A principal utilidade desse recurso é apoiar os servidores na execução de suas atividades com mais agilidade, eficiência e precisão.
O assistente de IA permite realizar análises, revisões, traduções, resumos, elaboração de textos e outras tarefas de forma intuitiva, além de interagir diretamente com documentos do SEI, oferecendo suporte prático para a tomada de decisão e a gestão de processos administrativos.
A nova funcionalidade foi desenvolvida pela Anatel como parte de um projeto estratégico iniciado em 2023. Ela utiliza a tecnologia do GPT-4o, da Azure OpenAI Service, garantindo segurança da informação e respeito às permissões de acesso dos usuários do SEI. O projeto teve apoio da Microsoft e foi conduzido pelo Fórum Permanente de Gestão de Dados e Inteligência Artificial da Anatel, com foco em inovação e transformação digital da Administração Pública.
De acordo com o secretário de Tecnologia e Inovação do TCE, Giordano Mochel, o serviço já está implantado em sua totalidade, estando disponível para uso conforme os requisitos técnicos e de segurança do SEI.
O auditor explica que a implantação do assistente de IA no SEI faz parte de um projeto mais amplo de adoção de soluções baseadas em inteligência artificial no âmbito do TCE maranhense, alinhado com a estratégia nacional de modernização e uso de tecnologias emergentes na Administração Pública.
O Sistema Eletrônico de Informações (SEI) é a solução oficial do Governo Federal para produção e gestão de documentos e processos administrativos eletrônicos, desenvolvida pelo Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4) e cedida gratuitamente para instituições públicas desde 2013, com o objetivo de promover a eficiência administrativa. O TCE maranhense utiliza o sistema desde 2022.