Com o tema "IA Generativa: impactos no trabalho e desafios para os auditores de controle externo do TCE Maranhão", foi realizado o segundo seminário alusivo ao Dia do Auditor. A data, celebrada em 27 de abril, foi instituída pela Lei Estadual nº 12.044, de 2023, de autoria do deputado estadual Leandro Bello.
O seminário, promovido pela AudTCE, contou com o apoio do TCE-MA, por meio de sua Escola Superior de Controle Externo (Escex). A solenidade de abertura teve a participação do secretário-geral do TCE Maranhão, Marcelo Chaves, que destacou a importância do trabalho de auditoria realizado pelos colegas do tribunal.
A programação seguiu com exposições sobre o uso de tecnologias de inteligência artificial. A primeira palestra foi ministrada pela auditora do TCE Amazonas, Sheila Nóbrega, que abordou o tema "Inteligência artificial no controle externo: regulações e aplicações práticas". Na sequência, o secretário de Tecnologia e Inovação do TCE Maranhão, Giordano Mochel Netto, palestrou sobre "IA aplicada à fiscalização no TCE-MA: atual realidade e benefícios esperados". A última palestra teve como tema "A essencialidade dos auditores de controle externo frente aos avanços da IA e repercussões do LOUAD", ministrada pelo vice-presidente da ANTC e auditor do TCE-RN, Murilo Victor U. Machado.
Ainda durante o evento, foi lançada a cartilha ilustrativa produzida pela Associação dos Auditores de Controle Externo do TCE-MA (AudTCE-MA), que informa as principais atribuições exercidas pelo Tribunal de Contas do Estado do Maranhão, suas três funções processuais e o papel desempenhado pelos Auditores de Controle Externo. Para acessar o material, clique aqui.
Para o Presidente da AudTCE-MA, Francisco Júnior, o seminário teve como objetivo promover um debate técnico sobre a atual relevância do uso da inteligência artificial generativa nas atividades de controle externo. "Nesse evento nós abordamos os fundamentos, os riscos, a falta de regulamentação e as boas práticas da IA para a auditoria, bem como discutimos as garantias e prerrogativas de atuação dos Auditores de Controle Externo do TCE-MA diante dessa nova realidade tecnológica de trabalho nas Cortes de Contas”, destacou.