Participantes do 19° Congresso Brasileiro dos Assessores de Comunicação do Sistema de Justiça (Conbrascom) realizaram na manhã desta sexta-feira, 8, na Escola Superior de Controle Externo do Tribunal de Contas do Estado do Maranhão (TCE-MA), Reunião Técnica setorial para debater os atuais desafios da comunicação pública. O Conbrascom teve início no último dia 6, quarta-feira, e reuniu profissionais que atuam na área de comunicação de diversas instituições do país, especialmente no setor público, como tribunais de justiça, tribunais de contas, defensorias públicas e ministério público, entre outras.
A edição deste ano do Conbrascom teve como tema “Do Viral ao Vital: o poder da comunicação na construção da Justiça”, com a proposta de promover a troca de experiências e ampliar o debate sobre temas de grande relevância para a promoção da comunicação organizacional de qualidade. A palestra de abertura foi feita pela filósofa e professora universitária Djamila Ribeiro, autora de vários livros.
Além das palestras os participantes tiveram a oportunidade de atualizar seus conhecimentos na área da comunicação por meio das oficinas ofertadas pelo evento, que tiveram os seguintes temas: “Como gerar resultado sem impulsionamento e com temas limitados”, “Acessibilidade além da rampa: inclusão e anticapacitismo na comunicação”; “Pega o celular e vem – Uma oficina prática para criar, gravar e editar com o que você já tem em mãos” e “Inteligência Artificial na comunicação: oportunidades, desafios e impactos para profissionais”.
Compareceram à Reunião Técnica setorial realizada no TCE maranhense profissionais de comunicação do Tribunal de Contas do Estado Ceará (TCE-CE), Tribunal de Contas do Estado do Espírito Santo (TCE-ES), Tribunal de Contas do Estado do Maranhão (TCE-MA) e Tribunal de Contas do Estado de Rondônia (TCE-RO). O presidente do TCE-RO, conselheiro Wilber Coimbra, acompanhou integralmente os trabalhos, que envolveram os principais desafios a ser superados para que a comunicação dos tribunais de contas seja cada vez mais efetiva e alcance os cidadãos, que devem ser os principais beneficiários da atuação das instituições responsáveis pelo exercício do controle externo.
O 19° Congresso Brasileiro dos Assessores de Comunicação do Sistema de Justiça (Conbrascom) foi encerrado na tarde de hoje, 8, com palestra do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Flávio Dino.