“Recebo essas honrarias em um momento delicado da vida nacional, em que as todas as forças progressistas precisam se unir em torno da defesa da soberania do país”. Com estas palavras, o conselheiro aposentado do Tribunal de Contas do Estado (TCE-MA) e atual secretário de Representação Institucional no Distrito Federal (DF), Joaquim Washington de Oliveira, sintetizou seu sentimento pela homenagem recebida do parlamento maranhense, nesta quinta-feira (28).
Na solenidade, o conselheiro Caldas Furtado, atual ouvidor do TCE, representou o presidente da corte de contas maranhense, Daniel Itapary Brandão.
Em sua fala, o secretário fez vários agradecimentos, entre eles à presidente da Alema, deputada Iracema Vale (PSB), que propôs a concessão do título de Cidadão Maranhense, e ao deputado Wellington do Curso, autor da proposição que resultou na entrega da Medalha do Mérito Legislativo Manoel Beckman, a mais alta honraria concedida pelo parlamento maranhense.
Antecedendo o secretário no parlatório, o deputado Wellington do Curso (Partido Novo) reafirmou sua admiração pela trajetória de Washington Oliveira, e os laços de amizade que os unem, destacando sua atuação nas lutas populares, na defesa dos Direitos Humanos, no enfrentamento da Ditadura Militar e na luta pela redemocratização do país.
A solenidade incluiu a exibição de vídeo enfocando a trajetória do secretário, desde sua chegada ao Maranhão no início dos anos 70, quando teve que abandonar seu estado em decorrência de sua atuação contra a Ditadura. Daí em diante, Oliveira ajudaria a escrever a história das lutas populares no Maranhão até os dias atuais.
Essa história foi exaltada pelo deputado Antonio Pereira (PSB), vice-presidente da Alema, que presidiu a sessão em substituição à presidente Iracema Vale (PSB), e pelo Chefe da Casa Civil do governo do Estado, Sebastião Madeira. Ao lado de Wellington do Curso, os três destacaram os méritos do secretário na defesa da democracia, méritos que justificam plenamente as honrarias concedidas.
Bastante emocionado, Washington Oliveira encerrou sua fala reafirmando seu compromisso com os destinos do estado que o acolheu, por meio dos esforços permanentes pelo pleno desenvolvimento de suas potencialidades. Os famosos versos de Gonçalves Dias resumiram, poeticamente, seu apreço pelas terras maranhenses.