Por si só uma obra de arte, representada por seu casario colonial, a cidade de São Luís do Maranhão é reconhecida por uma riqueza cultural que engloba literatura, artes plásticas, música, teatro, dança e a força dos tambores ancestrais. Ao comemorar mais um ano, a secular capital maranhense ganha homenagem do Tribunal de Contas do Estado (TCE-MA), com a exposição “São Luís – 413 Anos de Arte”, que terá abertura nesta quinta-feira (dia 11), às 10h da manhã.
Montada na Galeria Amina Paula Barros, que vai se consolidando como um novo espaço para as artes na capital maranhense, a coletiva reúne trabalhos do renomado artista e restaurador Paulo César, e mais cinco artistas de expressões que vão do azulejo ao cartum, passando pela tradição do acrílico sobre tela. São eles, Gabriel Martins, Wanderson Cardoso Nill, Marcos Caldas e Natália Martins.
A abertura contará com apresentação da cantora Rosa Guedes, desfiando um repertório centrado no cancioneiro maranhense de ontem de hoje. Acompanhada pela violonista Geyse Viveiros, a apresentação abrirá espaço para a poesia, com declamação do ator Guilherme Guimar, também focado na produção de autores maranhenses de várias períodos.
Além da apreciação de uma produção coletiva que tem seu ponto alto na arte da azulejaria, a exemplo das pinturas em pratos de porcelana de Paulo César, os visitantes poderão ter a sorte de ser retratados no traço do cartunista e quadrinista Marcos Caldas, que produzirá desenhos durante a abertura da mostra. Voltando a Paulo César, existe ainda a possibilidade de ser agraciado com uma das obras do renomado artista, bastando para isso estar presente ao vernissage.
Para o presidente do TCE, a mostra tem relevante interesse institucional e cultural, “na medida em que valoriza artistas maranhenses e fortalece a inserção do Tribunal no cenário de difusão da arte e da cultura local, reafirmando seu compromisso com a promoção de atividades que homenageiam a cidade de São Luís e fomentam a participação da sociedade nas ações culturais desta Corte”, avalia.
A exposição “São Luís – 413 Anos de Arte”, fica aberta à visitação pública até o dia 31 de setembro. A entrada é franca.
SERVIÇO
O QUE: exposição coletiva “São Luís – 413 Anos de Arte”
QUANDO: abertura nesta quinta-feira, 11 de setembro, às 10h
ONDE: Galeria Amina Barros (prédio anexo)