No contexto de uma série de mudanças implementadas nesta nova fase de seu processo de modernização, o Tribunal de Contas do Estado (TCE-MA) lança, nesta quinta-feira (16), um símbolo de identidade visual que deverá ser a marca dos novos tempos vividos pelo órgão. Trata-se do Brasão Institucional, que será divulgado oficialmente entre membros e servidores em cerimônia que inclui ainda a estreia da nova bandeira do órgão.
Desenvolvido ao longo do ano por especialista contratado para essa finalidade o brasão vem suprir uma lacuna na identidade visual do TCE maranhense, uma vez que a peça é adotada pela grande maioria das organizações públicas, como forma de reforçar aspectos como missão institucional e pertencimento por meio do uso de símbolos, dentro das tradições e regras da heráldica.
Considerada a forma mais nobre de representação, o brasão diz respeito a algo que é essencial a qualquer instituição: a sua imagem. Desde a Idade Média, a heráldica tem sido a ciência e a arte de criar e usar brasões. Desde então, os brasões vem contando histórias, transmitindo legados e, sobretudo, estabelecendo a autoridade principalmente das instituições, tradição que se mantém viva até hoje.
“Com este símbolo, buscamos reforçar junto aos nossos membros, servidores e aos cidadãos em geral os princípios e os valores que orientam o Tribunal de Contas do Estado no cumprimento de sua missão. O nosso Brasão será mais uma conexão do TCE com todos aqueles que desejam um controle externo cada vez mais efetivo, contribuindo para a melhoria da qualidade da gestão pública no Maranhão”, sintetiza o presidente Daniel Brandão.