A Assessoria de Comunicação do TCE, em parceira com a Escola Superior de Controle Externo (Escex), realizou na manhã desta quarta-feira, (22), mais uma edição do projeto “Conhecendo o TCE”. Desta vez, os participantes foram os alunos do primeiro período do curso de Ciências Contábeis e do sétimo período do curso de Direito do Centro Universitário Santa Teresinha (CEST). O professor Antonio Veras acompanhou os acadêmicos.
Idealizado e desenvolvido pela Assessoria de Comunicação o “Conhecendo o TCE” tem como objetivo estreitar a relação da Corte de Contas maranhense com as instituições de ensino, por meio de palestras e visitas técnicas nas quais são transmitidas aos estudantes informações sobre a estrutura, funcionamento e missão constitucional do TCE.
Na edição de hoje, a palestra ficou a cargo do auditor do TCE Jorge Lobo, que apresentou material interativo com explicações sobre as atribuições, estrutura, funcionamento, missão, objetivos e as principais atividades realizadas pelos servidores do TCE, destacando o papel do órgão no processo de elevação da qualidade da gestão pública no Maranhão.
Um dos pontos altos da palestra foi a apresentação do aplicativo TCE +, desenvolvido pela Secretaria de Tecnologia da Informação (Setin), com a colaboração da Secretaria de Fiscalização (Sefis). O aplicativo coloca na palma da mão dos cidadãos as principais informações sobre a gestão pública do estado e dos municípios, com o intuito de estimular o controle social.
Navegando pelo aplicativo com a orientação do auditor Jorge Lobo, os estudantes verificaram as informações relativas aos recursos repassados a vários municípios maranhenses em diversas áreas como educação, infraestrutura e saúde. O TCE + pode ser baixado na loja de aplicativos do seu celular.
Para a estudante de Direito Jeane Campelo, as informações apresentadas durante o “Conhecendo o TCE” foram importantes para melhor compreensão sobre o funcionamento da Corte de Contas maranhense e vão ajudar muito no futuro exercício da profissão. “Hoje tivemos a oportunidade de conhecer o Tribunal de Contas do Estado. Uma iniciativa importante que nos permitiu entender como funcionam as questões que envolvem os tributos e a aplicação do dinheiro público”, afirma.
O professor Antonio Veras destacou os aspectos pedagógicos do projeto e a importância do aplicativo TCE + para o controle social da gestão pública. “É muito importante para os alunos e para a sociedade conhecer a instituição que trabalha diretamente no controle externo e na boa aplicação dos recursos públicos. Hoje o TCE inclusive já trabalha com um aplicativo que permite o controle social. E isto é de uma importância significativa para a sociedade maranhense e para todos aqueles que querem fiscalizar a boa aplicação dos recursos públicos no estado e nos municípios”, destaca.
Além da vertente receptiva, na qual os acadêmicos visitam o TCE, o projeto “Conhecendo o TCE” também se integra ao calendário pedagógico das universidades por meio da participação de auditores do TCE como palestrantes das semanas acadêmicas ou de outras atividades correlatas que são realizadas pelas instituições de ensino ao longo de cada ano letivo.



