A Escola Superior de Controle Externo do Tribunal de Contas do Estado (Escex) iniciou na manhã desta segunda-feira (03) o curso de Auditoria Governamental na Prática. A capacitação, com duração de quarenta horas, teve uma oferta de quarenta vagas. Deste total, trinta e cinco foram distribuídas entre auditores que integram a Secretaria de Fiscalização do TCE e servidores dos gabinetes dos conselheiros. Cinco vagas foram destinadas a servidores da Secretaria de Estado de Transparência e Controle (STC). O curso integra as atividades destinadas à qualificação permanente dos quadros funcionais do TCE, lideradas pela Escex.
Desenvolvido na modalidade presencial, o curso tem como metodologia a combinação de exposições teóricas com atividades práticas e a realização de estudos de caso para a consolidação do aprendizado.
O conteúdo programático abrange aspectos como: contextualizando a auditoria; projetando a auditoria; iniciando o planejamento da auditoria, a partir da obtenção do entendimento do seu objeto; focando nos riscos relevantes; planejando a busca de evidências; fechando a fase de planejamento; preparando-se para a execução da auditoria; aplicando procedimentos, técnicas e instrumentos de coleta de dados para evidenciação; sistematizando os resultados do trabalho de campo; preparando o relatório da auditoria; construindo o relatório de auditoria; comunicando os resultados da auditoria e monitorando a solução dos problemas.
O secretário do Tribunal de Contas da União no Mato Grosso do Sul, Mário Júnior Bertuol, será o responsável pela condução do curso Auditoria Governamental na Prática.


