O Ministério Público de Contas (MPC) realizou na manhã desta terça-feira (04), no auditório do Tribunal de Contas do Estado (TCE), Reunião Plenária das Redes de Controle da Gestão Pública, com a participação de vários representantes estaduais dos órgãos que formam a rede. A reunião presencial é realizada pelo menos uma vez por ano com a finalidades de debater ações conjuntas, fomentar boas práticas e deliberar sobre a responsabilidade da Secretaria-Executiva da Rede de Controle da Gestão Pública (Secex), atualmente exercida pelo MPC maranhense.
O evento reuniu coordenadores das Redes de Controle de diversos estados da Federação e do Distrito Federal, além de agentes públicos integrantes de instituições que compõem as Redes.
A programação foi composta pelas seguintes palestras e reuniões temáticas: “Atuações em conjunto da Rede de Controle da Gestão Pública: experiências, desafios, resultados e lições”, “Atuações em conjunto da Rede de Controle do Estado do Mato Grosso do Sul: experiências, desafios, resultados e lições”, “Atuações em conjunto da Rede de Controle do Estado de Santa Catarina: experiências, desafios, resultados e lições” e “Storytelling como ferramenta na construção de atuações da Rede”.
Para o procurador-chefe do Ministério Público de Contas (MPC) e secretário-executivo da Rede de Controle, Douglas Paulo da Silva, os participantes analisaram em detalhes as ações e estratégias das Redes de Controle estaduais, com foco nas medidas que têm sido adotadas para ampliar a efetividade do controle externo. “Ações interinstitucionais com foco específico, baseadas em informações consistentes, planejadas e executadas de forma sistêmica são o caminho para combater os desvios na aplicação dos recursos públicos. As Redes de Controle da Gestão Pública já demonstraram ser instrumento indispensável a um controle externo ágil e eficaz, que avalia o desenvolvimento das políticas públicas tendo em vista a solução dos problemas que são vivenciados pelos cidadãos nas mais diversas áreas”, afirma.




