O Tribunal de Contas do Estado (TCE) está utilizando drones como instrumentos para a obtenção de informações relativas às fiscalizações realizadas pela instituição. A ferramenta tecnológica tem o potencial de contribuir na ampliação do volume e da precisão dos dados coletados, permitindo aos auditores do TCE maranhense avaliar de forma mais detalhada os aspectos definidos com foco das fiscalizações.
O emprego dos drones nas atividades de fiscalização é resultado do processo contínuo de aprimoramento das ações desenvolvidas pela Secretaria de Fiscalização do TCE, tendo por base planejamento elaborado pelo setor, que fundamentou a contratação de empresa para a prestação do serviço que incorpora os drones às ações de fiscalização.
Os equipamentos tecnológicos são empregados na realização de aerolevantamentos, com geração de fotos e vídeos, referenciados por coordenadas geográficas, elevando o nível de precisão das informações.
O recurso já está sendo utilizado pelas equipes de auditores na fiscalização que o TCE está realizando nas obras paralisadas na área da educação, com resultados positivos na identificação do cenário real das condições dos prédios (escolas, quadras poliesportivas e demais construções), caracterizando com alta precisão o que foi construído e o que falta fazer, tornando o diagnóstico realizado pelos auditores mais exato.
Para o secretário de fiscalização do TCE, Fábio Alex de Melo, o uso dos drones nas fiscalizações representa um salto qualitativo no trabalho realizado pelos auditores, tornando as ações ainda mais produtivas. “O TCE busca sempre estar em constante evolução. E isso passa por oferecermos aos nossos auditores os melhores recursos para a realização de suas atividades. As ferramentas tecnológicas são um poderoso aliado do controle externo e os drones que passamos a utilizar nos permitem elevar ainda mais o padrão de qualidade e de efetividade de nossas fiscalizações”, afirma.

