Além da programação principal, o IV Congresso Internacional dos Tribunais de Contas apresenta uma extensa programação paralela na qual estão sendo analisados os principais temas que envolvem o controle externo nacional. As atividades mobilizam membros e servidores de Cortes de Contas de todo o país em torno do debate de tópicos e do compartilhamento de boas práticas relacionadas à avaliação das políticas públicas.
A programação da manhã desta segunda-feira (2), que marcou o início dos trabalhos, começou com o Encontro Nacional dos Secretários-Gerais de Controle Externo. Em seguida foi realizada a reunião da Rede de Governança da Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon) e do Comitê Técnico de Governança do Instituto Rio Branco (IRB).
Dando prosseguimento às atividades da manhã, aconteceram o Encontro Técnico da Rede Infocontas; a Reunião do Comitê Técnico das Corregedorias, Controle Internos e Social do IRB; o Encontro de Cerimoniais dos Tribunais de Contas; Reunião da Audicon; Reunião da Rede de Secretários de Comunicação dos Tribunais de Contas; Reunião da ASUR; Reunião do Grupo de Trabalho do Projeto de Inteligência Artificial e Inovação da Rede SGG;reunião do Comitê Executivo para planejamento das atividades do MMD-TC; Reunião de Secretários-Executivos e Enlaces dos Projetos da Atricon; Reunião do Comitê Técnico de Estudos e Sistematização da Administração pública do IRB; Reunião do Comitê Técnico de Custos do IRB e Reunião do Comitê Técnico de Gestão de Pessoas do IRB.
Na parte da tarde, foram realizadas, além da Assembleia do IRB, as seguintes reuniões: Reunião da Comissão do Projeto Consensualismo (Atricon); Reunião da Comissão do projeto Contas e Certificação e Convergência Técnico-Metodológica (Atricon); Reunião do Comitê Técnico de Jurisprudência, Súmula e Processo do IRB; Reunião do Comitê Técnico de Acessibilidade e Inclusão do IRB; Reunião do Comitê Técnico de Meio Ambiente e Sustentabilidade do IRB; Reunião da ANTC; Reunião da Comissão de Prevenção e Combate à Corrupção (Atricon); reunião do Comitê Técnico de Avaliação de Indicadores de Gestão Pública IEGE e IEGM (IRB); reunião do Comitê Técnico da Primeira Infância do IRB e reunião Técnica com os representantes das Procuradorias, Consultorias, Assessorias Jurídicas e unidades congêneres dos Tribunais de Contas.
A diversidade e a abrangência temática das reuniões têm como finalidade estimular os participantes a refletir sobre as principais questões que envolvem o controle externo nacional, com foco na implementação de ações que contribuam para melhorar a efetividade dos Tribunais de Contas. “O Sistema Tribunais de Contas é indispensável à República. Sua atuação ágil e eficaz contribui para a concretização de conquistas que beneficiam todos os cidadãos, induzindo o desenvolvimento socioeconômico do país e promovendo a justiça social”, afirma Fábio Alex de Melo, secretário de fiscalização do Tribunal de Contas do Estado do Maranhão (TCE-MA).

