Um olhar retrospectivo sobre o ano que passou, celebrando conquistas e renovando energias para os novos desafios que virão. Foi nesse espírito de confraternização que o TCE maranhense reuniu, na última quinta-feira (18), membros, servidores e terceirizados para a cerimônia de encerramento do ano institucional de 2025. A programação incluiu o descerramento da placa de inauguração do painel “Riquezas Maranhenses”, exibição de vídeos e apresentação natalina - marcando o retorno do Coral do TCE, e coquetel de encerramento.
Reunidos no hall de entrada do prédio anexo, os convidados assistiram inicialmente ao documentário produzido em parceria pela Escola Superior de Controle Externo – Escex sobre o programa TCE + Movimento, destinado a ser um verdadeiro divisor de águas no controle externo maranhense.
O programa TCE + Movimento integra as ações de fortalecimento da atuação pedagógica do TCE maranhense, promovendo capacitações que visam o aprimoramento da gestão pública, a ampliação da transparência e a elevação do grau de efetividade das políticas públicas municipais. Em 2025 o foco das ações do programa se concentrou nas políticas públicas da educação, especialmente aquelas que envolvem a aplicação, a gestão e a fiscalização do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb).
A primeira etapa do programa foi encerrado com seminário de capacitação realizado no final de outubro na cidade de Bacabal, localizada a 250 km de São Luís, mobilizando representantes dos municípios de Altamira do Maranhão, Bacabal, Bom Lugar, Brejo de Areia, Conceição do Lago Açu, Lago da Pedra, Lago Verde, Olho d’Água das Cunhãs, Paulo Ramos e Vitorino Freire. O programa promoveu seminários nas cidades de São Luís, Caxias, Imperatriz, Balsas e Santa Inês, que funcionaram como municípios polo.
A importância do programa para o alcance dos objetivos estratégicos do TCE foi destacada na fala do presidente do TCE, conselheiro Daniel Brandão, especialmente no que se refere ao fortalecimento do controle social e à dimensão pedagógica e preventiva da atuação do órgão. Ao fazer uma síntese das conquistas alcançadas pelo TCE nesse primeiro ano de gestão, Daniel Brandão enfatizou o espírito de equipe que tornou possíveis esses avanços, agradecendo ao esforço e dedicação de cada um dentro de sua área de atuação.
Esse foi o espírito da retrospectiva exibida em seguida à fala do presidente, destacando as realizações mais importantes dentro de um ano de intensa atividade, entre elas, a aprovação do novo concurso público, o Encontro Maranhense de Controle, o lançamento do Programa de Celeridade e Produtividade, a revitalização da Galeria de Presidentes, a nova identidade visual do TCE, com brasão e bandeira. Ganhou menção especial o lançamento do aplicativo TCE+ , ferramenta de controle social de acesso fácil e direto a informações e aos canais de participação do TCE-MA, proporcionando serviços e informações que permitem o acompanhamento da gestão de cada município do estado.
Um dos pontos altos da celebração foi a entrega do painel “Riquezas Maranhenses”, painel de 33 metros de comprimento por 03 de altura produzido pelo artista plástico maranhense Origes, que faz uma síntese das riquezas do estado, destacando aspectos culturais e materiais, em uma viagem que começa pelo litoral e se estende até a região dos cocais, passando pelo sul do estado.
Após o descerramento da placa de inauguração do painel, que ocupa o hall de entrada do prédio anexo, a direção do TCE agradeceu a todos os que participaram da campanha Natal Solidário, que arrecadou cestas para distribuição a entidades beneficentes da capital.
Encerrando a programação em clima natalino, o Coral do TCE marcou sua volta à cena sob a regência do maestro César Pinheiro e aplausos entusiasmados do público. Devidamente revitalizado, o Coral, fundado por iniciativa do conselheiro Yedo Lobão, retoma a partir do próximo ano suas atividades, que incluem apresentações em instituições e entidades beneficentes, aulas de canto e musicalização para servidores e comunidade.



