Assessores de comunicação de tribunais de contas de todo o país se reuniram na última quinta-feira, 27/03, na sede do Tribunal de Contas do Distrito Federal, em Brasília, para o lançamento da Rede de Comunicação dos Tribunais de Contas (RCTC). A rede vai desenvolver ações de comunicação que permitam uma integração ainda maior entre as instituições que formam o sistema de controle externo brasileiro e que contribuam também para uma relação cada vez mais transparente com a sociedade.
No encontro, promovido pela Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon), foi apresentada a estrutura da rede, seus objetivos e dinâmica de funcionamento. Além disso, os participantes puderam apresentar suas ações na área de comunicação como forma de compartilhar experiências e construir uma estratégia de atuação a partir do surgimento da rede.
Um dos pontos mais debatidos foi o que envolve a divulgação das decisões plenárias dos tribunais de contas. A conclusão foi que devem ser implementadas medidas para dar total visibilidade a essas decisões, permitindo amplo e irrestrito acesso aos conteúdos como forma de atender aos princípios estabelecidos na Lei de Acesso à Informação. Entre as providências defendidas, está a transmissão ao vivo das sessões plenárias pela internet, procedimento ainda não adotado por todos os tribunais de contas. Além disso, foi defendida a utilização das mídias sociais para um contato mais estreito com públicos segmentados e com grande poder de influência e formação de opinião, como estudantes universitários e profissionais liberais.
Até o final do ano deve ser realizado mais um encontro para a avaliação das primeiras ações que serão realizadas pela Rede de Comunicação dos Tribunais de Contas.