TCE adota solução sustentável no uso de papel para impressão

A Superintendência de Tecnologia da Informação (Sutec) deu início nesta sexta-feira (19), às providências necessárias à adaptação das impressoras do TCE ao que determina a Portaria nº 404, que disciplina as aquisições e o uso de papel no âmbito do Tribunal de Contas do Estado.

Entre outros pontos, a portaria suspende a aquisição de papel reciclado no âmbito do Tribunal. Além disso, as impressões a partir de agora passam a ser feitas em frente e verso. “As impressoras do Tribunal que oferecem essa opção já estão sendo configuradas, como estabelece a portaria, para que passem a imprimir automaticamente em ambos os lados da folha”, informa Giordano Mochel, gestor da Sutec.

A portaria leva em conta aspectos econômicos e ambientais, a exemplo de estudos realizados pela Escola Superior de Agricultura Luiz de Queirós, da Universidade de São Paulo (ESALQ-USP), que demonstram que a produção de papel 100% reciclado pode gerar um volume de efluentes até seis vezes maior que o gerado na produção do papel branco, e um consumo adicional de energia elétrica é de até 750 kWh/t (setecentos quilowatts/hora por tonelada.

Além disso, as perdas ocasionadas pelos constantes engates, os prejuízos na qualidade das digitações e o custo mais elevado na aquisição dos papéis reciclados também foram considerados. “A medida adota pelo TCE está em sintonia com o que estabelece a Constituição Federal, que impõe ao Poder público e à coletividade o dever de defender e preservar o meio ambiente ecologicamente equilibrado”, explica o Mochel.


© 2025 Tribunal de Contas do Estado do Maranhão. All Rights Reserved. Powered by Gerência de Tecnologia da Informação - GETEC