Vice-presidente do TCE ministra curso e palestra no TCE-MT

O vice-presidente do TCE-MA, conselheiro José de Ribamar Caldas Furtado foi o palestrante convidado para 59ª edição do programa de Ensino a Distância (EaD), mantido pelo Tribunal de Contas do Mato Grosso (TCE-MT), com o objetivo de qualificar os servidores da instituição, jurisdicionados e sociedade.

O programa consiste em palestra técnica ministrada de forma presencial na Escola Superior de Contas do TCE-MT e transmitida em tempo real pelo portal da instituição, com duração de cerca de 1h30, no período vespertino.

 

Para esta edição do programa, realizada no último dia 26, o tema escolhido foi “Renúncia de Receitas e o controle externo pelos Tribunais de Contas”, assunto que desperta muitos questionamentos sobre o papel do controle externo frente a essa forma de incentivo.

 

Além da palestra, o conselheiro do TCE ministrou aula com sobre o mesmo tema no Curso de Qualificação dos Membros do TCE-MT, tendo como público-alvo conselheiros, conselheiros-substitutos e procuradores de contas da instituição.

 

“Renúncias de Receitas” é uma expressão referente à abdicação do recolhimento do produto de tributos com o objetivo de incentivar ou favorecer determinados setores, atividades, regiões ou agentes da economia.

 

Mestre em Direito Financeiro pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e professor adjunto de Direito Administrativo, Financeiro e Tributário da Universidade Federal do Maranhão, o conselheiro Caldas Furtado é um palestrante com larga experiência no âmbito do controle externo.

 

Para ele, é extremamente relevante a manutenção de programas de qualificação quanto esse pelos Tribunais de Contas, tendo em vista a relevância dos temas abordados e os públicos atingidos, que vão desde os membros dos Tribunais até a sociedade em geral. “Entendemos que inciativas como essa devem ser adotadas pelos órgãos de controle externo em geral, dentro de suas possibilidades, pois estão em grande sintonia com a dimensão pedagógica de nossa missão, atuação.

 

De periodicidade mensal, o curso de EAD mantido pelo TCE matogrossense tem levado nomes de grande expressão no contexto jurídico nacional, entre os quais o ministro ex-presidente do Tribunal de Contas da União (TCU), Benjamin Zymler, que antecedeu o conselheiro Caldas Furtado, na 58ª edição do programa.

 

Para conferir o conteúdo, clique no link:

http://www.tce.mt.gov.br/conteudo/show/sid/73/cid/39494/t/


© 2024 Tribunal de Contas do Estado do Maranhão. All Rights Reserved. Powered by Gerência de Tecnologia da Informação - GETEC