O Ouvidor do Tribunal de Contas do Estado (TCE-MA), conselheiro Washington Luiz participou, dias 17e 18 passados, em Belo Horizonte (MG),do evento Seminários Regionais de Ouvidorias Pública 2015 – Região Sudeste. Realizado na sede do TCE de Minas Gerais, em Belo Horizonte, o encontro discutiu o aprimoramento da relação entre os cidadãos e os órgãos públicos, como forma de fortalecer a prestação de serviços e otimizar o exercício da cidadania.
O Seminário promoveu o debate sobre transparência, controle social e ouvidorias como ferramentas para o aprimoramento desse controle, que tem tomado um espaço cada vez maior na agenda nacional e teve como público-alvo ouvidores, servidores públicos e trabalhadores de órgãos de controle dos Poderes Executivos Estaduais e Municipais; Ouvidores de Poderes Legislativos, Judiciários e Ministérios Públicos; integrantes de entidades de participação e controle social e acadêmicos. Participaram do evento diversas autoridades como o Presidente do Tribunal de Contas da União, Ministro Augusto Nardes; o Ouvidor Geral do Estado de São Paulo, Gustavo Ungaro; o Ouvidor Adjunto da União, Gilberto Waller; e o Professor Roberto Romano, da Unicamp, que abriu o evento com a Palestra Magna com o tema “Responsabilidade ética e urgência moral: alguns elementos filosóficos sobre a transparência pública”.
O conselheiro Washington Luiz considerou o evento como de suma importância para o fortalecimento do papel das Ouvidorias e o estreitamento da relação entre sociedade e entes públicos. “A conscientização da sociedade acerca da relevância da Ouvidoria como instrumento de assessoramento e otimização da gestão pública, bem como da defesa dos interesses do cidadão e a busca do aperfeiçoamento de canais democráticos de diálogo demonstram a necessidade de cada vez mais se elevar os modelos de transparência, presteza e segurança das ações desenvolvidas pela administração pública”, afirmou o ouvidor do TCE/MA.
O conselheiro ressaltou ainda que a Ouvidoria do tribunal, apesar de estar iniciando suas atividades, está no caminho certo, pois está buscando formular e debater estratégias que permitam reunir ouvidorias de diferentes poderes, a fim de criar uma cumplicidade de informações e temas relacionados às suas atuações através da Rede de Ouvidorias do Maranhão, que está em fase de estudos e planejamento visando sua implantação em 2016.