A Assessoria de Comunicação do Tribunal de Contas do Estado do Maranhão (ASCOM) realizou na manhã desta terça-feira (07) mais uma edição do projeto “Conhecendo o TCE”. O evento foi realizado no auditório da Corte de Contas maranhense e reuniu cinquenta quatro alunos do Instituto Estadual de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IEMA), unidade Jardim América, dos cursos técnicos de Administração e Logística. Foi a primeira atividade do projeto que envolveu alunos do Ensino Médio.
Os professores Eumar Pereira Lopes e Gleyson Cruz acompanharam os alunos, que assistiram atentamente a palestra feita pelo auditor estadual de controle externo do TCE, Jorge Lobo, que em sua apresentação falou sobre as atribuições, estrutura, funcionamento, missão, objetivos e as principais atividades realizadas pelos servidores do TCE, destacando o papel do órgão no processo de elevação da qualidade da gestão pública no Maranhão.
Jorge Lobo, por meio de linguagem simples e direta, fez a conexão entre as ações do controle externo e o cotidiano dos estudantes, abordando aspectos ligados aos conteúdos trabalhados nos cursos de Administração e Logística, com ênfase na importância do controle social, da gestão, da organização e do planejamento para elevação dos padrões da administração pública e dos serviços prestados aos cidadãos.
Ao longo de sua exposição, Jorge Lobo respondeu a diversas perguntas dos estudantes, que demonstraram interesse sobre que medidas o TCE adota para fiscalizar a aplicação do dinheiro público; como são realizadas as auditorias e fiscalizações; o que os cidadãos devem fazer para encaminhar denúncias ao órgão e a que punições estão sujeitos os maus gestores públicos.
Idealizado e desenvolvido pela Assessoria de Comunicação do TCE, o “Conhecendo o TCE” tem como objetivo estreitar a relação da Corte de Contas maranhense com as instituições de ensino, por meio de palestras e visitas técnicas. Além da vertente receptiva, na qual os estudantes visitam o TCE, o projeto também se integra ao calendário pedagógico das instituições de ensino, por meio da participação de auditores do TCE como palestrantes nas atividades educacionais que são realizadas ao longo de cada ano letivo.

