São Luís, 6 de novembro de 2025 – O Tribunal de Contas do Estado do Maranhão (TCE-MA) recebeu, nesta quarta-feira, 5 de novembro, a visita de membros da diretoria do Instituto Brasileiro de Auditoria de Obras Públicas (IBRAOP). Estiveram presentes Bartolomeu Barros Lordelo Júnior, Auditor do TCM-BA e Diretor de Planejamento do Instituto, e Guilherme Bride Fernandes, Auditor do TCE-ES, Vice-Presidente e Diretor Técnico da entidade.
O encontro teve como principal objetivo fortalecer o intercâmbio técnico, além de apresentar ao tribunal maranhense alguns dos produtos e ações que vêm sendo desenvolvidos pelo instituto, e que são voltados ao controle de obras públicas e amplamente utilizados por auditores de todo o país, tais como orientações técnicas, manuais, procedimentos e notas técnicas.
O TCE-MA é filiado ao IBRAOP desde 2010 e esta visita, além de reafirmar a cooperação entre o tribunal e a entidade, reforça a disposição mútua em manter e aprofundar o vínculo institucional, com foco no aperfeiçoamento das fiscalizações estaduais.
“A presença da diretoria do IBRAOP no TCE-MA representa o reconhecimento institucional do protagonismo crescente do Tribunal no controle de obras públicas e reforça o alinhamento da Corte maranhense às melhores práticas nacionais de auditoria de engenharia," destacou Clécio Jads Pereira de Santana, auditor de controle externo do Tribunal de Contas do Estado do Maranhão e gestor do Núcleo de Fiscalização I.
A reunião também serviu para discutir a possibilidade de realização conjunta de eventos técnicos de alcance nacional, visando o aprimoramento de pessoal, visto que este é um campo em que o IBRAOP possui forte atuação, pois organiza o Simpósio Nacional de Auditoria de Obras Públicas (SINAOP) e o Encontro Nacional de Auditoria de Obras Públicas (ENAOP).
“Do ponto de vista estratégico, essa aproximação contribui diretamente para o aprimoramento da atuação do TCE-MA, ao fomentar o acesso a estudos, metodologias e normativos técnicos que elevam a qualidade do controle externo exercido pela instituição. Ademais, consolida a posição do Tribunal no cenário nacional, ampliando oportunidades de capacitação, participação em eventos técnicos, produção colaborativa de conhecimento e desenvolvimento de soluções inovadoras aplicáveis ao controle de investimentos públicos em infraestrutura”, finalizou Clécio.

